Gestão

3 dicas para criar uma carta de vinhos perfeita

Segundo estudo da Winext, Brazil Landscapes Report 2017, o país possui 30 milhões de consumidores de vinho. A melhor forma de oferecer o produto em restaurantes é criando uma carta de vinhos que apresente rótulos de qualidade e de fácil harmonização com o cardápio.

Uma carta de vinhos é como um cartão de visitas do restaurante. É nela que o cliente vai encontrar a bebida ideal para celebrar aquele momento. “Uma carta bem montada e organizada mostra o profissionalismo da casa e do responsável”, explica Cristiano Ribeiro, sommelier e proprietário da Mercadores de Vinhos. Confira agora três dicas importantes que vão te ajudar na elaboração da carta de vinhos ideal para o seu estabelecimento.

1:  Organize a carta de vinhos por origem

Montar uma carta bem organizada faz toda a diferença e facilita a análise dos rótulos disponíveis. O primeiro deve ser o país representado pela cozinha do estabelecimento, o que favorece o cardápio oferecido. Depois, direcione pelo país onde o restaurante está localizado.

O próximo passo é seguir pelo continente e, por fim, agrupar pelos demais continentes. Geralmente, a ordem segue primeiro os do Velho Mundo e depois o Novo Mundo, seguindo a tradição vinícola de cada região.

2: Ofereça todas as informações relevantes

Se o seu estabelecimento não possui um sommelier, torne sua carta de vinhos educativa. Vale listar características, como sabores, aromas e harmonização. Assim, todo cliente que desejar um bom vinho para acompanhar seu prato terá uma experiência gastronômica de qualidade. Essa uma das melhores forma de aumentar a fidelização.

3: Mantenha sua carta atualizada

Segundo Cristiano, uma das principais falhas dos restaurantes é não ficar de olho na disponibilidade dos produtos apresentados na carta. “Nada irrita mais um cliente que uma longa e demorada seleção, muitas vezes, buscando a harmonização ideal, e receber a informação de que o vinho está em falta”, diz.

Por isso, fique de olho no estoque e faça atualizações periódicas na variedade de rótulos disponíveis. A dica é revisá-la a cada seis meses, mostrando aos clientes que o seu restaurante está sempre preocupado em oferecer novidades.

A carta de vinhos é uma alternativa inteligente de aumentar o faturamento dos estabelecimentos, pois amplia as opções de produtos e cria uma experiência única. Crie um atendimento diferenciado e agregue mais valor ao serviço oferecido!