Gestão

Dificuldades para organizar vinhos na gôndola? Aprenda 5 táticas infalíveis

Dificuldades para organizar vinhos na gôndola? Aprenda 5 táticas infalíveis

Deitado? Em pé? Por país ou variedade de uva? Por tipo de vinho? No escuro? Ou com pouca luz? Qual a temperatura correta para armazenamento e exposição? Estas são dúvidas comuns na hora de armazenar as bebidas que estão à venda. Segundo o gerente de promoção do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) Diego Bertolini, não há o “melhor jeito” de organizar a bebida nas prateleiras. Tudo depende do canal de comercialização, mas há regras essenciais e dicas de sucesso que podem ajudar a vender melhor a bebida.

Quebre a regra
Embora a norma geral seja armazenar as garrafas na posição horizontal, supermercado podem dispor as embalagens nas prateleiras, devido à alta rotatividade do produto.

Meia luz
Prefira armazenar o vinho em locais com pouca iluminação direta sobre as garrafas. Nas prateleiras também é indicado utilizar luminosidade indireta.

Cuidado com a temperatura
O mais indicado é que o termômetro não passe dos 20ºC.

Evite locais úmidos
Eles podem prejudicar o vinho.

No Brasil, predomina a organização por países produtores, seguida pelo tipo e safra. Algo que especialistas acreditam que pode mais prejudicar do que ajudar na hora da compra. “Muita informação pode ter efeito contrário e afastar o consumidor”, comenta Bertolini.

É por isso que algumas lojas estão adotando a estratégia de apresentar os vinhos de acordo com sua harmonização. Porém, para que isso funcione é necessário a presença de um sommelier ajudando o cliente no momento da compra. Eis aí, mais uma oportunidade para o profissional.

1