Tendências

E se a tecnologia reduzisse custos, protegesse sua produção e facilitasse seu cultivo na viticultura?

E se a tecnologia reduzisse custos, protegesse sua produção e facilitasse seu cultivo na viticultura?

É cada vez mais comum a interação entre tecnologia e a produção agrícola, inclusive para a viticultura. Novas soluções associadas à IoT (Internet das Coisas) estão ajudando produtores a acompanharem o crescimento das videiras, histórico de chuva, média de temperaturas, além da verificação da existência de pragas e eventuais soluções para esses problemas.

Uma dessas ferramentas é uma estação climática que utiliza transmissão de rádio, e que permite comunicação a grandes distâncias com baixo consumo de energia e sem o uso de telefones celulares. Além disso, a estação interage com o sistema de irrigação. Todas essas informações são coletadas por sensores wireless e enviadas para nuvem, podendo ser acessadas remotamente de qualquer local e hora.

Assim, o produtor pode identificar a dose adequada do produto – como agrotóxico – a ser utilizado, verificando o nível de proteção da vegetação. A solução pode reduzir em até 40% a utilização de defensivos e ajuda a prevenir doenças das plantas, salvando aproximadamente 30% do custo para tratamentos.