Cases

Fundador conta como a Wine se tornou o maior e-commerce de vinho da América Latina

Fundador conta como a Wine se tornou o maior e-commerce de vinho da América Latina

Desbravar um mercado e inovar é trabalho árduo. Especialmente se falarmos de um mercado que por muito tempo foi considerado exclusivo como o de vinhos. Se vender a bebida para o grande público já era missão difícil, vender pela internet parecia impossível. Não para Rogério Salume, fundador e CEO da Wine, maior e-commerce de vinho da América Latina.

Em conversa exclusiva, Salume comenta quais os desafios que precisaram ser superados e como fazer dar certo, e que às vezes é preciso desenvolver um produto diferente daquele que será vendido, mas que é essencial para a prestação do serviço. No caso da Wine, foi desenvolvida uma caixa de papelão que suporta impactos e resiste ao peso, a primeira desse tipo permitida para transporte de vinhos no modal aéreo no País. “A criação da WineBox foi decisiva para a viabilização do nosso negócio.”

  1. A Wine é o maior e-commerce de vinho da América Latina em oitos anos, qual o desafio para começar a vender vinhos pela internet?

Um ponto que todos que querem entrar no e-commerce devem considerar é a logística. Esse sempre é um desafio, principalmente no Brasil, que tem dimensões continentais. No nosso caso, ainda desenvolvemos uma embalagem, a WineBox, projetada para suportar impactos e para ser resistente ao peso e ainda para facilitar o transporte das garrafas. Essa foi a primeira embalagem de papelão permitida para transporte de vinhos no modal aéreo no País. Antes dela, só era permitido o transporte de garrafas em caixas de madeira. A criação foi decisiva para a viabilização do nosso negócio. Conseguimos mostrar que vinho pode ser consumido da maneira que você quiser.

  1. Atualmente, todo mundo pode ter uma loja virtual. Como não errar na hora de vender online?

Errar é importante. É preciso mudar a visão de que não se pode errar. Nós temos que saber que é com o erro que aprendemos e que, portanto, para inovar é preciso errar. Agora, talvez o mais importante é se ter consciência do erro e transformá-lo em algo que ajudará sua empresa e as pessoas que trabalham com você a atingir seu objetivo.

  1. Por que decidiram investir em venda de vinhos pela web?

Nós sempre acreditamos que poderíamos vender vinhos pela internet, hoje, alteramos a maneira de consumir vinho no Brasil e conseguimos mostrar que ele pode ser consumido da maneira que você quiser. Queremos democratizar o mundo do vinho no Brasil e para isso o canal que chega em cada parte do nosso País é o e-commerce. Partimos do princípio de que as pessoas queriam algo mais, um serviço diferenciado e verdadeiro que não existia até laçarmos a wine.com.br.

  1. O que é preciso para uma estratégia que funcione?

Pessoas que acreditam e se juntam pelo mesmo objetivo é essencial. Nós somos apaixonados pelo que fazemos, acreditamos em nosso sonho e tornamos essa energia em combustível para realizar nosso trabalho que é levar prazer e felicidade para a casa das pessoas. Nós, Wineanos (como nos chamamos internamente), formamos uma equipe motivada e com grandes qualidades que nos rendeu prêmios internacionais. Com isso, quero dizer que hoje somos referência no nosso mercado, porque contamos com uma equipe que une qualificação profissional e amor pelo que fazem. Sem dúvida, essa é uma questão essencial para que qualquer estratégia funcione.

  1. Quando perceberam que era uma ideia viável? E como fizeram dar certo?

Desde o princípio. Antes de nós não havia e-commerce de vinhos no mercado e para atender nosso objetivo, de democratizar esse mundo, estudamos muito e nos baseamos no tripé seleção, indicação e entrega. Temos uma equipe de winehunters especializada em viajar o mundo em busca dos melhores rótulos e também contamos com uma equipe de sommeliers que indica cada vinho de acordo com o perfil de cada cliente. Tenho certeza de que esse tipo de comodidade que oferecemos, acrescida da nossa ótima relação com o cliente, são alguns ingredientes essenciais da nossa trajetória. Somos pautados nas pessoas, fator decisivo na nossa trajetória.

Realizamos uma cuidadosa e ampla seleção de rótulos, uma indicação personalizada e uma entrega diferenciada. Além disso, também nos empenhamos em levar conhecimento e informações para o consumidor sobre o mundo dos vinhos.

Lançamos também um clube de assinaturas, o ClubeW, que possui 5 modalidades diferentes e que é o maior da América Latina. Nós temos também a WBeer que possui um clube de assinaturas de cervejas, o Clube WBeer. Nossa proposta no clube é selecionar – trabalho realizado pelos nossos winehunters e pelo beerhunter – e entregar rótulos novos aos associados para que eles possam experimentar e conhecer toda a cultura e diversidade dos vinhos, no caso do ClubeW, e cerveja, no caso do Clube WBeer. Então, o clube proporciona ao sócio, todos os meses, uma nova experiência.

Recentemente ainda lançamos serviços voltados para eventos como casamentos, que oferece curadoria e toda a expertise que temos. Queremos continuar crescendo e levando momentos de felicidade para nossos clientes, oferecendo conteúdo relevante e curadoria especializada, além de nos tornarmos um modelo de negócio referência no mercado mundial.