Gestão

Inspire-se em drinques à base de vodca para aumentar os ganhos com vinho em seu estabelecimento

Inspire-se em drinques à base de vodca para aumentar os ganhos com vinho em seu estabelecimento

Uma saída para atingir mais públicos e se destacar da concorrência é a inovação. Para ganhar mercado, marcas de vodca buscaram ampliar canais, indo além de supermercados e lojas de bebidas, para divulgar seus produtos em bares, restaurantes e festas. Ali, nas mãos de barmen profissionais surgiram drinques à base da bebida de origem russa, como a caipiroska, uma variação da tradicional caipirinha com vodca, o que ampliou o consumo do destilado. Depois, vieram invenções como drinques à base de vodca já engarrafados em embalagens tipo long neck, que são “declaradamente uma guerra à cerveja”, como analisa o líder da área de Marketing da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Marcelo Pontes, e mais uma vez cativaram novos públicos. Oferecer novos formatos que ajudem na aceitação e na popularização do consumo é uma ação que poderia ser melhor analisada pela indústria de vinhos, afirma o professor.

Além da produção de drinques, encontrar ambientes propícios também é importante. Por exemplo, será que os restaurantes tradicionais de feijoada, que oferecem bebidas com cachaça e vodca, não poderiam ser ambientes de experimentação para o desenvolvimento de drinques com vinho? Pontes faz esse questionamento e afirma que valeria a pena analisar a questão com mais profundidade, avaliar se isso não macularia a imagem do vinho. “É preciso investigar para chegar a novos formatos de apresentação adequados para a bebida, mas as oportunidades estão aí.”

Claro que já existem drinques com vinho, talvez um dos mais famosos seja o Espanhola, com abacaxi, vinho tinto suave, leite condensado e gelo. Já o Penélope leva frutas tropicais picadas, gelo, vinho, uísque, rum e conhaque. No Chile, um dos maiores produtores e consumidores de vinho do mundo, bares e restaurantes atraem turistas e curiosos oferecendo jarras de Terremoto, bebida à base de sorvete de creme, suco de abacaxi e vinho, tudo batido em um liquidificador. Que tal usar a criatividade e incrementar o cardápio do seu estabelecimento hoje mesmo? Essa pode ser uma saída para aumentar a lucratividade.

DE GARÇOM A SOMMELIER (5)