Cases

Inspire-se na vinícola que investiu em parceria com músicos como oportunidade de negócios

Parcerias são uma boa porta de entrada para quem está começando. Exemplo disso é a vinícola Helios, fundada em 2013 e que começou a vender seus produtos entre 2014 e 2015, quando realizou parceria com a banda gaúcha Nenhum de Nós, da qual os sócios da empresa são fãs. A iniciativa aproximou a marca de novos consumidores que adquirem o vinho por conhecerem o conjunto musical.

O processo para conversar com a banda começou quando os sócios da Helios souberam que o Nenhum de Nós se apresentaria no Rio de Janeiro. O show era parte da celebração de 30 anos de formação. Durante um mês eles tentaram conversar com a produção da apresentação para levar vinhos aos integrantes. Conseguiram, pois, no camarim faltavam duas garrafas de espumantes pedidos em contrato. Além da bebida, também foi entregue uma garrafa de vinho tinto de uva malbec. Foi assim que começou a conversa.

A Helios não dispõe de toda a infraestrutura de uma vinícola familiar tradicional. Quando os três sócios se uniram, queriam comprar um terreno no Sul do Brasil, mas o enólogo da marca, Marcos Vian, recomendou que eles buscassem colaboradores para entenderem o mercado. Dessa forma, eles usam a estrutura e a produção das vinícolas Sanjo e Gheller, em alguns casos comprando toda a produção.

A escolha da rolha, garrafa e rótulo contou com a participação da banda. O nome do vinho “NDN” foi uma estratégia de marketing: seria fácil colocar #NDN nas redes sociais. A ilustração do rótulo, um astronauta, faz referência à uma das músicas mais famosas da banda, Astronauta de Mármore, e foi selecionada a partir de uma pesquisa sobre quais as canções que o público mais se lembrava.

de-garcom-a-sommelier-14