Carreira

Sommelier, supere a crise ampliando sua área de atuação; especialista dá dicas

carreira do sommelier

Muito lembrado pelo trabalho em restaurantes e adegas, o sommelier de vinhos tem um oceano azul de oportunidades para trabalhar em diferentes ambientes. Virando a chave para um perfil de atuação mais amplo e versátil, esse profissional pode dar expediente em importadora de bebidas, festa, cruzeiro e curso de curta duração.

O sommelier do século XXI é uma figura múltipla, que compreende os caminhos que a produção da bebida e seu consumo percorreram como parte da cultura universal, analisa a responsável da área de sala, bar e restaurante do Senac São Paulo, Juliana Reis. “É um profissional de taça, serviço e tecnologia, que se traduz na capacidade de provar, conhecer e reconhecer os diversos tipos de bebidas, comprá-los, armazená-los e servi-los de acordo com as necessidades de seus clientes.” Além disso, ela considera que é necessário estar atualizado com as novidades de um mundo que se expande e renova a cada safra.

“A atuação do sommelier enriquece a experiência do cliente e contribui para os resultados financeiros do estabelecimento independentemente se é um restaurante ou um cruzeiro”, afirma Juliana. Em cruzeiros é cada vez mais comum ver pacotes ou viagens temáticas e o sommelier pode ser fundamental para estabelecer um roteiro a regiões vinícolas ou acompanhar o grupo nas visitas aos produtores. Em festas é uma peça-chave para sugerir bebidas mais adequadas para a ocasião e garantir que elas tenham o melhor custo-benefício ou apelo ao consumidor.

Quando atua em importadoras, além de vender, o profissional do vinho também pode participar da elaboração do portfólio de produtos, considerando conceito do estabelecimento e mix de bebidas. Deve também ser capaz de precificar vinhos considerando o conceito do estabelecimento e princípios éticos da profissão. Ainda compete ao sommelier, segundo a especialista, participar da administração do estoque do estabelecimento.

É muito viável criar demanda de cursos rápidos, pensados para pessoas que desejam conhecer sobre vinhos, pontua Juliana. “É uma atividade que o sommelier deve realmente considerar para ampliar seus serviços e manter relacionamento com os clientes.” Para atuar nesse mercado, além de conhecer bastante de vinho, é interessante envolver os participantes na atividade e ter noções sobre recursos lúdicos e audiovisuais. Lembre-se sempre de manter atualizado os contatos e networking para divulgar os serviços.