Tendências

Vinho cai bem com calor sim! Confira opções mais indicadas para dias quentes

Vinho cai bem com calor sim! Confira opções mais indicadas para dias quentes

Foi-se o tempo em que o vinho era consumido somente – ou quase exclusivamente – em dias mais frios. O consumo da bebida em dias das estações mais quentes do ano está cada vez mais difundido entre brasileiros. E a primeira ação para agradar os consumidores nesses casos é oferecer vinhos refrescantes. Especialistas do setor afirmam que o ideal é procurar por bebidas com notas frutadas, frescor e uma boa acidez, caso de espumantes, rosés e brancos, que por serem mais leves e possuírem baixa presença de taninos, acabam por causar uma sensação refrescante e harmonizam com pratos mais consumidos durante a Primavera e o Verão, como canapés, aperitivos, queijos mais magros, pratos que levam frutos do mar entre seus ingredientes e saladas.

Os três vinhos devem ser idealmente servidos em temperatura entre 8 e 10 °C, pois, assim, as papilas gustativas presente em nossas línguas não se “fecham”,permitindo que a bebida seja melhor apreciada. Para quem ainda não está acostumado com o vinho, os brancos são mais cotados para as estações mais quentes devido à sua acidez equilibrada, seu aroma de frutas cítricas e seu baixo teor alcoólico.

Para quem não abre mão de vinhos tintos, eles também podem ser degustados nessas épocas do ano. Sommeliers recomendam atenção as uvas usadas e na região na qual o vinho foi produzido, pois bebidas com notas frutadas, poucos taninos e com um corpo mais equilibrado, são melhores apreciados durante momentos de final de tarde e noite com temperaturas mais altas. Lembrando que a temperatura do vinho tinto deve estar entre 13 e 15 °C. é importante evitar colocar cubos de gelo na bebida, pois a água faz com o que o sabor original se dissolva.