Cases

Vinícola Lucano: do hobby à produção artesanal de vinhos em SP

Vinícola Lucano: do hobby à produção artesanal de vinhos em SP

A zona leste paulistana é, praticamente, uma zona atemporal da capital paulista, capaz de abrigar novidades que passam despercebidas do badalado eixo norte-sul e das movimentadas avenidas que fazem muitas das manchetes diárias, como a “Paulista”, por exemplo.

Estendendo-se para o lado onde nasce o sol, entretanto, há muito ainda com o que se surpreender, conhecer e admirar, como é o caso de uma vinícola que tem feito muito sucesso na região. Na Penha, mais especificamente, e bem próxima à estação Vila Matilde: a Vinícola Lucano.

Para quem necessitou de uma segunda lida para se convencer de que estávamos falando de uma vinícola, mesmo, nós reafirmamos: a Vinícola Lucano é um desses segredos bem guardados da zona leste e, que, com o tempo, está caindo no boca a boca popular!

A origem da Vinícola Lucano

“O vinho já vem pronto do Rio Grande do Sul e nós só envelhecemos o produto aqui”, explica o físico e atual proprietário da Vinícola Lucano, Rocco Lence.

A produção inicial, ou seja a uva e a fermentação, são da região dos Vinhedos. Depois da estabilização, os vinhos vêm para a capital paulista, onde passam por um período de amadurecimento,  em tonéis de carvalho ou de aço inoxidável.

Engana-se, no entanto, quem pensa que essa curiosa história tem cheiro de novidade na Penha. Muito pelo contrário. Em 2017, a Vinícola Lucano vai completar 30 anos de atuação na cidade de São Paulo, e haja história por trás disso.

O próprio nome, por exemplo, já merece menções à parte. Isso porque Lucânia, de onde se origina o nome da Vinícola é, na verdade, uma região da Itália, algo similar ao nosso Estado, localizada na região, também conhecida por Basilicata, cuja capital é Potenza.

Da região veio a família Lence, que desembarcou no Brasil, nos anos sessenta do século passado, à procura de novas oportunidades.

Rocco Lence diz que foram os hábitos que a família trouxe do Velho Continente, bem como o estímulo de amigos que transformaram a produção do consumo familiar em um próspero negócio. Assim, o vinho que era inicialmente produzido no quintal da casa da família Lence, consumido nos jantares e eventos familiares, está hoje à disposição dos apreciadores. Na vinícola e em alguns restaurantes e pizzarias.

O resto, como dizem, é história, e a Lucano está prestes a completar três décadas fazendo apreciadores e amigos. Atualmente, é Rocco Lence quem administra o negócio a partir do conhecimento herdado de seus ancestrais.

Os desafios da Vinícola Lucano

Inicialmente, a família plantou 80 pés de uva Moscato no quintal de sua residência na Penha, nos idos dos anos 1960. Complementava a quantidade de uva necessária para a elaboração do vinho, adquirindo no Mercado municipal. Depois, ao transformar o hobby familiar em negócio, o vinho passou a ser produzido na região Sul do País, transportado em caminhões-pipa de aço inoxidável, para ser envelhecido em tonéis de madeira de lei ou aço inox (vinhos brancos) e, posteriormente, envasado e maturado na garrafa.

E, isso tudo, sem perder a qualidade artesanal de seu produto e, acima de tudo, visando a uma competitividade alta no mercado, considerando que o consumo per capita de vinho, no Brasil, ainda é pequeno – em torno de 1,8 litro ao ano.

É de se mencionar, inclusive, que a importação de vinho da região Sul, em si, não é novidade entre os vinicultores de outras regiões do Brasil. A curiosa história da Vinícola Lucano, entretanto, reside no fato de que os estágios finais de produção são feitos em um grande centro urbano, com características pouco convidativas para se fazer vinho.

A peculiaridade, contudo, é marca registrada da zona leste paulistana. Tal qual a improbabilidade. E, assim, o negócio familiar cresceu, a ponto de se destacar pelos eventos em que participa, como aconteceu na edição de 2016 da Expovinis, por exemplo, onde rótulos da Vinícola Lucano foram expostos no estande do lbravin.

Para saber um pouco mais sobre a Vinícola Lucano e, inclusive, degustar os seus produtos, convidamos você a acessar o site da empresa ou mesmo fazer uma visita ao bairro da Penha.

  • Vinícola Lucano, Rua Mirandinha, 888.
  • Tel.: (11) 2684-6209 | (11) 2682-3243.